Confira cinco dicas para mandar bem na entrevista de emprego

1) Fazer a lição de casa: “por que você quer trabalhar aqui?”. Esse tipo de pergunta é frequente em uma entrevista de emprego. Muitas empresas buscam profissionais com valores alinhados aos seus e que possam agregar muito profissionalmente.
Por isso, é essencial que o candidato faça a famosa “lição de casa” e pesquise tudo o que puder da empresa que o está entrevistando. A pesquisa deve abranger desde o setor em que a empresa atua, suas características de gestão, desafios e concorrentes.

2) Abra um diálogo: não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador que o candidato ganhará pontos com ele. Uma estratégia interessante aos alunos é fazer perguntas que demonstrem, primeiramente, pesquisa sobre informações referentes à empresa e também pela vaga em questão.

3) Cuidado com as mídias sociais: cada vez mais as empresas fazem pesquisas do candidato em questão por meio das redes sociais. Portanto, é essencial que o candidato saiba como usá-las, tomando cuidado com linguagem e conteúdo postado.

4) Seja sincero na entrevista: contar uma mentira ou tentar maquiar a realidade pode ser crucial para a perda da vaga almejada. Lembre-se que o recrutador é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. A dica, mesmo que você esteja sob pressão, nervoso ou ansioso, é tentar ser você mesmo na conversa com o entrevistador.

5) Higiene e traje: para a entrevista, é essencial que o candidato tome cuidado com sua aparência. Portanto, é indicado que cabelos estejam bem penteados, unhas cortadas e limpas, além de vestir roupas que combinem com a área em questão. O ideal é que o candidato use uma roupa bem cuidada e confortável. Na dúvida, prefira cores neutras e formas simples.